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        Gedeom
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        1. GRÁFICOS: Pouquíssimas melhorias em comparação ao Dirt Rally. Ele está mais otimizado para PCs com hardware mais fraco. Houve melhorias nas particulas e nos climas, o que tornou fatores mais importantes no gameplay, e isso é bom. Rally sempre tem grande interferência do clima, poeira, etc.

        2. CARREIRA: A progressão está muito bem feita. Os menus para navegar e organizar sua equipe e contratação de pessoal está bem organizado. Há vários aspectos que te fazem querer continuar avançando no modo carreira. Quem gostava do DiRT 2 e da progreção, assim como eu, vai gostar dessa. É diferente, mas é boa e dá uma sensação parecida.

        3. ÁUDIO: Trilha sonora fantástica, bate de frente com a do DiRT 2. Os sons dos carros estão muito bons. Há sons gerados por defeitos que o carro apresenta durante as corridas também que deixam mais paupável de conhecer a situação atual do carro.

        4. JOGABILIDADE (simulação): Está mais real? Está mais arcade? Ficou fácil demais? O que houve?
        Devido as "tretas" e eu correr atrás do que os desenvolvedores tinham a dizer, e jogando o jogo, tive um certo sentimento misto, mas pude chegar as seguintes conclusões, e espero que te ajude a entender as reviews neutras deste jogo, de forma a não desencorajá-lo de comprar ester DiRT 4. Lá vai:

        A jogabilidade está melhor sim. E bastante. Você sente muito mais o carro que no Dirt Rally. No DRally tinha momentos que eu sentia que não havia controle nenhum no carro, mesmo quando deveria haver. Tinha problemas, mas eu não sabia o que era. Os desenvolvedores foram bem francos em uma Live de lançamento do jogo, explicando que no DiRT Rally havia coisas que não eram simuladas, ou eram valores em cálculos que eles não sabiam muito bem no que afetavam a jogabilidade. Eles mesmos chamaram aquela jogabilidade de simulação primitiva. Foi usada a mesma base para este DiRT4, mas com muitas melhorias e mudanças radicais para que houvesse uma adequação à realidade.

        Ficou mais fácil? Sim, porque os carros de rally de verdade não são tão difíceis assim de dirigir. No rally, a diferença está sempre no quão você pode puxar o seu limite e fazer o melhor tempo. Isso sim é difícil.

        A jogabilidade ficou estranha? Não, está mais real mesmo. Tem um pessoal reclamando que não consegue fazer sobresterço (vulgarmente podemos chamar de drift aqui) com carros de tração traseira. Não, isso não é verdade. Aí começa a entrar em um ponto que eu queria chegar sobre a jogabilidade.

        O MITO DO DIRT RALLY SIMULADOR DEFINITIVO
        É como eu estou chamando este fenômeno. Muita gente acatou o Dirt Rally como o simulador definitivo porque era muito difícil. Era o Dark Souls das corridas, etc. Ele é muito bom. Mas tinha problemas. A Codemasters melhorou, porém essas melhorias não entraram na cabeça do pessoal que estava acostumado a pilotar o DRally. Foi encarado durante muito tempo como o "simulador definitivo", que quando houve a mudança, o novo se tornou errado, ruim, fácil, etc.
        Essa nova jogabilidade foi desenvolvida em cima da do Dirt Rally, juntamente com pilotos profissionais de rally. Não foi com o zézinho que jogava Dirt Rally, foi com pilotos de verdade, dando feedbacks de como o carro se comporta de verdade.

        5. PROBLEMAS: Não, o jogo não e perfeito. Assim como No Man's Sky, onde o forte se tornou o calcanhar de Aquiles, DiRT 4 se apoiou na geração aleatória de pistas. SOMENTE na geração aleatória de pistas. Não há trajetos inteiros modelados. O que isso acarreta? As pistas não são tão complexas como no Dirt Rally, tendo certas peculiaridades. Com o tempo jogando, há uma sensação que elas são genéricas. As vezes um trajeto chega a se repetir na mesma pista, e isso incomoda um pouco. O conceito é bom, e na prática também, mas estes aspectos deixam um pouco a desejar.
        Outro problema foi o início do jogo e seu tutorial inicial. Ele é muito bom para quem nunca jogou um jogo de rally. Agora, para quem já joga, largar um carro com todas as assistências ligadas e nem explicar os comandos, foi uma experiência ruim. Não afeta em nada o jogo, porque é só um tutorial inicial, mas cabe aqui marcar como um problema.


        RESUMO:

        PONTOS POSITIVOS:
        - Jogabilidade;
        - Carreira;
        - Otimização;
        - Geração aleatória de trajetos;

        PONTOS NEGATIVOS:
        - Aspectos específicos da geração de trajetos;
        - Tutorial inicial;

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