Membro desde jun 2019
0º Promoção mais quente
12 Reações em comentários
0 Seguidores
0 Seguindo
Naka_Pires Só uma correção: nem todo B+M é SATA, há modelos NVMe x2 que são B+M, como o Corsair MP300.
Expirada
Naka_Pires"la garantía soy yo"
Naka_PiresNão recomendo para quem não vai fazer uso profissional. Nem pra jogos SSD NVMe faz diferença significativa em relação a um SATA com DRAM de boa marca cujo preço por GB é ainda menor.
Naka_Pires Sua informação está errada. Verifique os reviews do AnandTech e do Tom's Hardware. Esse SSD fica entre o Samsung EVO 850 e o Samsung EVO 860 em desempenho.
Naka_Pires Também já comprei produtos do AliExpress, e até uma placa-mãe de marca chinesa faz não muito tempo, que continua funcionando perfeitamente bem meses depois. Naquele momento, apesar de ter feito o possível para selecionar a melhor escolha dentro dos padrões habituais, continuei disposto a arriscar e fazer a melhor aposta, ainda que eu habitualmente evite isso, apesar de ter me saído super bem. Algumas pessoas têm mais predisposição a correr risco que outras, enquanto outras o evitam completamente, o que é normal. Desde que encarados os pontos positivos e negativos, cada um escolhe o que prefere com base na tendência pessoal mesmo, só não podemos omitir ou enviesar demais nenhum ponto que para nós não pareça importante enquanto para outros podem ser cruciais. Mas é para isso que discussões como essas servem. Abs! ;)
Naka_Pires Quando as pessoas reclamam de "produtos chineses", na verdade estão é reclamando de produtos de marcas geridas por empresas chinesas que clonam a tecnologia de marcas bem estabelecidas para concorrer com elas, mas que não necessariamente clonam as tradições de mercado delas. Repare que quando alguém fala mal de um "produto chinês", está na verdade criticando a falta de um site com informações claras sobre o produto e sobre a empresa, a falta de informações sobre como exercer a garantia e fazer um RMA se for preciso e a falta de transparência dessas empresas que muitas vezes nem têm site (quando têm um) em outra língua que não o mandarim. "Produto chinês" é uma designação simplista e um tanto imprecisa para "produto que não atende aos padrões internacionais da concorrência". Isso só tem como ser resolvido se estas empresas passarem a atender minimamente a estes padrões, como a Lexar (se não me engano, que era americana e foi comprada por uma empresa chinesa), que está fornecendo seus produtos através de lojas oficiais e reconhecidas no mercado nacional e tem um site com especificações dos produtos pelo menos em inglês, informações sobre a empresa e detalhes sobre a garantia (ainda que nem tudo seja flores, como é o caso da tradicionalíssima Crucial). Já esse SSD da Netac não existe no portifólio de nenhuma loja oficial aqui no Brasil e não tem informação nenhuma sobre garantia no site da empresa, que inclusive é bem mal cuidado e consta a última atualização feita ainda em 2016. Não é através da boa vontade de compradores pioneiros querendo caçar produtos bons na base da sorte que esse tipo de empresa merece uma chance, a menos que quem quer que compre esteja disposto a arriscar. Os reviews que se acham por aí geralmente testam e avaliam coisas como desempenho e as especificações do hardware, no máximo comentando sobre o unboxing e a apresentação do produto, mas não tem realmente como se medir a confiabilidade do produto. Confiabilidade nenhuma empresa ganha do dia para a noite e pelo menos na cabeça de quem teve algum perrengue, ela some. Eu mesmo devolvi recente um SSD com defeito da Corsair e já risquei esta marca de SSD da minha cabeça pelos próximos anos, e isso não é exclusividade minha, é o padrão de comportamento da maioria dos consumidores. Sendo rigorosos desse jeito com marcas tradicionais, que razão os consumidores médios teriam para apostar que um produto desconhecido sem tradição alguma seria confiável o suficiente para merecer ser comprado? Quem compra algo assim geralmente só se convence com base no preço baixo, mas é fácil um produto assim custar pouco sem oferecer o que mais a concorrência se esforça para manter, que além da qualidade e do desempenho, é a confiabilidade. Já li review do Clube do Hardware de um SSD de marca chinesa conhecida que veio faltando um parafuso. Apesar de a conclusão do teste ter indicado na época que o produto tinha um desempenho aceitável e preço muito baixo, que confiança dá para se ter de algo que vem sem um parafuso? Se faltou um parafuso, sabe-se lá o que mais pode ter escapado da supervisão de quem monitorou a produção daquele produto. E essa é uma das razões pelas quais muitos sites parecem "tendenciosos": quem quer colocar a mão no fogo para recomendar uma marca que se sai bem em testes sintéticos, mas que não apresenta confiabilidade alguma? Eu particularmente só compraria ou indicaria um "produto chinês" se estivesse disposto a apostar: e quando a gente aposta, a gente o faz com uma certa espectativa, mas não dá para prever o resultado (produto ruim, tarifação na alfândega para importados, falta de garantia etc).
Naka_Pires Desculpe questionar, sendo que você nem está argumentando comigo, mas se você não dá crédito a "reviews de internet", você dá crédito a quê? À sorte, ao acaso? São os "reviews de internet" que fortalecem as comunidades de compradores e entusiastas fornecendo uma boa perspectiva da variedade de produtos no mercado e onde eles se encaixam. E dentre esses reviews, é fato que têm mais valor aqueles que possuem maior qualidade técnica: ou seja, uma análise do AnandTech, por exemplo, costuma ser mais especializada e técnica que um comentário do Joãozinho que tem o mesmo produto há 3 anos e apenas diz que está funcionando de boa, ainda que ambos os comentários sejam importantes cada um na sua própria esfera de relevância. Espero que não me leve a mal. Abs.
Naka_PiresSamsung Samsung é uma marca fantástica pra SSDs, mas infelizmente não existe na faixa de preço e com mesma capacidade do MX500, cujo desempenho fica entre um 850 EVO e um 860 EVO, mas o preço é bem menor. E confirmei com a Terabyte que o RMA no primeiro ano é direto com eles.
Naka_PiresUm alerta para quem está pensando em comprar: confirmem com a Pichau se o RMA direto com eles é só de 3 meses, como consta no site. Porque se for isso mesmo, depois de 3 meses, quem precisar vai ter de se virar com a Crucial e o RMA internacional dela. Estou indo de MX500 de 500GB pela Terabyte e não sei se vale para todos os produtos da Crucial, mas a loja me confirmou que no primeiro ano o RMA é direto com eles.
Naka_Pires Bom saber, obrigado. Pena que a marca é péssima.
Crie um alerta para o produto que você procura!